sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Portal Estadão tentou ridicularizar Dilma

O post de Claudia Trevisan foi publicado pela manhã. Era uma informação sobre a suposta propaganda da virtual candidata à presidência Dilma Rousseff numa revista americana. No portal, a chamada para o blog, apresentava uma foto que mostrava uma Dilma Rousseff serena, possivelmente, produzida na coletiva de quinta-feira, dia 05 de fevereiro, sobre os novos aportes financeiros do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.Os editores do portal não ficaram satisfeitos com a foto, que mostrava uma Dilma Rousseff bastante tranquila. Ela poderia ficar bem demais na foto. A tarde, fizeram uma escolha “melhor”, num ângulo e num gestual em que Dilma aparece fazendo caretas.

Numa sequencia de fotos, é evidente que o gestual humano apresenta toda sorte de possibilidades para explorações maldosas ou dignificantes.

No jornalismo isto é bem conhecido. Escolhe-se a pior foto, se se quiser prejudicar a imagem do personagem. Foi o que aconteceu com o Estadão ontem, em seu portal. Durante o resto do dia e no dia seguinte, sexta-feira, pela manhã, a foto de Dilma foi exibida.

O truque editorial causou mal-estar para uma leitora mais crítica do blog, para quem a opção do Estadão foi indevida: “Trevisan, que falta de respeito com a Dilma essa foto. Tudo bem, se vc tem críticas à propaganda, faça-as, mas com respeito, sem baixaria”, protestou indignada a leitora, que assinou como Cíntia, de SP.

A jornalista Claudia Trevisan imediatamente negou que a foto tivesse sido escolhida por ela. “Quero esclarecer que a foto da ministra Dilma Rousseff que aparece na chamada para meu blog na primeira página do portal não foi escolhida por mim”.

Deixou os editores mal na foto.

Nenhum comentário: