Por que a grande mídia se arrisca tanto na defesa de um candidato?
Com certeza não é por ideologia, ainda que esteja mais afinada com a candidatura de José Serra (PSDB). A grande mídia sabe que corre certo risco porque ela se distancia da capacidade mediadora da mídia e passa a ser estigmatizada como excessivamente parcial.
Mas esse é o risco que esses empresários preferem correr. Eles preferem o risco de serem taxados de parciais ao risco de competir em um sistema capitalista mais competitivo que o governo Lula tem mantido e desenvolvido. As empresas de mídia não querem competição capitalista, mas o direito de continuarem atreladas ao dinheiro fácil do Estado.
A grande mídia se arrisca tanto em apoiar Serra (notícias falsas e erros contra Dilma Roussef, matérias bajuladoras para Serra, etc) porque querem o dinheiro do povo brasileiro. Hoje esse dinheiro está indo para empresários que investem em infraestrutura e um pouquinho para diminuir a miséria e a desigualdade social.
Os empresários que se organizem. Se José Serra ganhar, empresas da mídia poderão ter acesso aos cofres públicos de forma mais benevolente e diminuirá o dinheiro para os investimentos em infraestrutura.
Isso deve acontecer porque nenhum capitalista é tão burro de colocar seu negócio em risco sem a chance de ganhar muita grana mais tarde. E bota grana nisso. Além disso, há um benefício incalculável: continuar dando as ordens graças ao poder político concentrado em poucos grupos de mídia. É, com certeza, tentador manter-se no poder com dinheiro público.
Vale a pena ler um post de Paulo Henrique Amorim, “empresas do Só Serra salva as PIG“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário