
O Assessor especial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, acabou de confirmar ao Opera Mundi a assinatura de um acordo entre o Brasil, o Irã e a Turquia, às 2h13 da madrugada, horário de Brasília.
“O acordo foi fechado. Houve algumas resistências de ultimo minuto, mas o acordo acabou de ser decido. O urânio do Irã será enriquecido na Turquia, antes de voltar ao país”, afirmou ao Opera Mundi. “Neste momento exato, os três chefes de governo estão assinando o acordo”, precisou.
Vi a manchete do Estadão, distorcendo o fato de que os turcos teriam “atropleado a diplomacia brasileira”, enquanto – na verdade – o premier turco foi às pressas para o Irã, para pegar “carona” nessa vitória de nossa diplomacia. Ha, tambem uma reportagem publicada na sexta-feira passada pelo jornal britânico “Financial Times” onde faz uma avaliação que o Brasil “desafia a política externa dos Estados Unidos.
Estou certo que o Barão do Rio Branco ficaria feliz com esse resultado.
Lembro, ainda, a entrevista do ex-ministro Lampréia, ridicularizando Lula, assim como uma entrevista ao Globo, de um tal de Fareed Zakaria, da Newsweek, rindo às gargalhadas da pretensão de Lula em fazer qualquer ação em prol da paz, no Oriente Médio.
Talvez fosse útil montar um arquivo sobre os prós e os contra da ação brasileira junto ao Irã.
Quão tristes as nossas elites, com seu complexo de vira-latas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário